SAC (44) 3112-0000

Vitaminas do complexo B

vitaminas-complexo-b
Postado em 9 de outubro de 2014 por Editorial

Saiba o que é, o que oferece à saúde e em quais alimentos encontrar.

Você com certeza já ouviu falar a respeito das vitaminas do complexo B. Elas são responsáveis principalmente por regular o sistema nervoso, atuar no sistema imunológico e tratam problemas da pele, como a acne e dermatite. Mas estes são apenas alguns dos muitos benefícios oferecidos por essas vitaminas.

Conheça mais:

• Vitamina B1 – Também é conhecida por Tiamina e atua diretamente no sistema nervoso. Pessoas que sofrem com suores noturnos, sentem formigamento nos pés, dores musculares ou se tornou muito sensível a dores em geral, precisa se atentar à deficiência da vitamina no organismo. Você encontra a vitamina B1 nas castanhas, na casca da uva, avelã e caju.

• Vitamina B2 – Também chamada de Riboflavina, ela cuida de alguns problemas de pele, como machucados nos cantos dos lábios, língua muito grossa e avermelhada, assim como pequenas rachaduras e vermelhidões (as vezes com tom de roxo) que surgem nos cantinhos do nariz ou até mesmo nas partes íntimas. Neste caso, consuma levedo de cerveja, amêndoas, soja e ovo cozido.

• Vitamina B3 – Atende também por Niacina e assim como a vitamina B2, também ajuda a melhorar a saúde da pele, mas tem um papel importante no combate à depressão, dores de cabeça e vertigens. Adicione, ovos, leite, amendoim, frango e salmão em seu cardápio.

• Vitamina B5 – Também conhecida como Ácido Pantotênico é ideal para quem sofre com constante falta de energia, perda de memória e pouca contração. Além disso, ajuda quem tem cabelos excessivamente oleosos e acnes. Se este é o seu caso, reponha a vitamina através das castanhas, levedo de cerveja, semente de girassol, iogurte magro e abacate.

• Vitamina B6 – Essa é a Piridoxina, melhor amiga da mulher. Ela é responsável pelo metabolismo e por equilibrar os hormônios, principalmente na fase da TPM. Por tanto, não deixe faltar banana, batata cozida com casca, castanhas, amêndoas e couve flor nas refeições.

• Vitamina B7 – Também é conhecido por Biotina, atua diretamente no metabolismo e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Ela é indispensável para ter pele, cabelos e unhas saudáveis. Recheie a mesa de levedo de cerveja, amendoins, espinafre, arroz integral, leite e cogumelos.

• Vitamina B9 – Esse é o popular Ácido Fólico, altamente recomendado para mulheres que estão tentando engravidar ou que já estão à espera do bebê. Essa vitamina é muito importante para a formação do feto e evita sangramentos na gravidez. Pode ser encontrada no feijão preto, lentilha, quiabo e demais vegetais escuros.

• Vitamina B12 – A Cianocobalamina tem esse nome grande e assustador, mas é a melhor amiga do nosso organismo. A falta desse nutriente no organismo pode ocasionar deficiências neurológicas e também pode alterar a produção sanguinea. Você pode encontrar essa vitamina em abundância nas carnes (peixe, frango e vermelha), nos ovos, no leite e seus derivados, algas, soja e germem de trigo.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!