SAC (44) 3112-0000

Vitamina E, para que serve?

Vitamina E, para que serve?
Postado em 5 de dezembro de 2013 por Editorial

A vitamina E ou Tocoferol é essencial para a nossa sobrevivência, sendo necessária na alimentação diária. Mas afinal, para que serve a vitamina E?

Solúvel em gordura, a vitamina E recolhe radicais livres, sendo ótima substância antioxidante. A vitamina ajuda no controle da deterioração celular, reduz os sinais do envelhecimento e os danos causados pelos radicais livres no coração, músculos e glândulas.

Para quem pratica exercícios, a vitamina E é fundamental para fortificar a imunidade e reduzir o problema de oxidação celular. Além de melhorar a absorção da vitamina A, o Tocoferol diminui a fadiga, dores e cansaço após treinos intensos, acelerando a recuperação.

Também conhecida como vitamina da longevidade, a vitamina E tem importante função na manutenção do sistema nervoso e na fertilidade masculina e feminina. Por combater o envelhecimento celular, a vitamina E é indicada no tratamento das mulheres que desejam engravidar, diminuindo as chances de aborto.

Falta de vitamina E

A carência da vitamina E pode acarretar problemas no aparelho reprodutor masculino e feminino, distrofia musculares, desnutrição e problemas no sistema nervoso.

Alimentos com vitamina E

A maioria dos alimentos ricos em vitamina E são de origem vegetal, como cereais, castanhas e sementes. No entanto, a vitamina também pode ser encontrada na gema do ovo, fígado e na gordura que envolve a carne.

Quanto consumir por dia?

Um adulto deve ingerir de 8 a 10 mg de vitamina E por dia, quantidade que pode ser encontrada em duas castanhas do Pará, por exemplo. Outra opção é a ingestão da vitamina através de cápsulas, que geralmente já vêm com 100% da quantidade diária necessária.

Se você quiser saber mais sobre longevidade, confira o bate papo com o nutricionista da Nutryervas, Ricardo Vargas:

Imagem: www.shutterstock.com

1 Comentário
Deixe o seu comentário!