SAC (44) 3112-0000

Sono e emagrecimento

1906blog
Postado em 19 de junho de 2013 por Redação

O sonho de todas as pessoas é acordar mais magra (o) todos os dias. Pode acreditar isso é possível! Mas é preciso respeitar o horário ideal para dormir. E mesmo que você queira dizer: “eu sou noturno não consigo dormir cedo”, sinto muito o seu relógio biológico não atrasa, portanto temos sim um horário ideal para dormir.

Existe um grande problema: nosso corpo dá claras demonstrações de que chegou o horário de dormir, o bocejo é um indicio que o corpo está pedindo descanso. O problema é que muitos podem estar pensando neste momento, eu bocejo o dia todo, e agora? O bocejo durante o dia é uma demonstração que existe restrição de sono e em algum momento seu corpo vai cobrar essa conta.

Pensando no ritmo biológico, o primeiro bocejo vem entre as 21 e 22h. Neste horário, deveríamos ir dormir para permitir ao nosso corpo realizar todos os processos fisiológicos normais.

Vários são os processos, vamos entender:

O primeiro tempo de sono (que começa às 21h30min e vai até as 2h00min), tem por propósito promover a regeneração do organismo. Para que esta regeneração ocorra, o organismo libera o GH (hormônio do crescimento) que promove a regeneração das células que morreram durante o dia. Um segundo hormônio produzido neste momento é a serotonina, e este tem papel fundamental no controle do peso.

A serotonina produzida neste primeiro tempo de sono controla a concentração do hormônio cortisol. Este hormônio é o grande responsável pelo ganho de peso porque durante o dia ele aumenta a ansiedade e uma grande maioria acaba comendo por impulso. Durante a noite ele promove catabolismo da massa magra (quebra da musculatura), o músculo quando quebrado libera uma parte ácida e a amônia que é toxica, está é eliminada na forma de ureia.

A parte ácida é utilizada pelo organismo para produzir glicose e pode formar triglicerídeo que será depositado no tecido adiposo.

Dormir tarde é um crime para quem quer emagrecer, muitos acabam emagrecendo e poucos conseguem manter-se magro. O sono precisa ser um aliado no emagrecimento saudável, é durante o sono que vamos aumentar a massa muscular e queimar a gordura.

Se você ainda dormir tarde, vai acabar percebendo que a sua memória vai piorar muito já que o segundo tempo de sono que não comentamos é o responsável por promover a memorização, está fase vai das 2h00min até as 5h00min.

Desafie-se a dormir cedo nas próximas semanas e faça o teste. Para potencializar a redução de peso realize atividade aeróbica depois da janta e não coma mais até o horário de dormir. Você vai acelerar o metabolismo e queimar gordura enquanto dorme.

Sucesso.

Imagem: www.shutterstock.com

 

 

1 Comentário
  • Marianna Rima

    Olá, gosto muito do site da Nutryervas e das matérias em geral, mas noto muitos erros de concordância e acentuação nos textos.

Deixe o seu comentário!