SAC (44) 3112-0000

Para que serve o óleo de alho?

Pag 33. PARA QUE SERVE O ÓLEO DE ALHO
Postado em 5 de novembro de 2013 por Editorial

É comum usarmos o alho na nossa alimentação para temperar e deixar a comida ainda mais saborosa. Mas a verdade é que o alho tem propriedades que vão além do paladar.

Utilizado desde a antiguidade, o alho tem o potencial de amenizar as dores na garganta, gripes, resfriados, infecções do aparelho respiratório, bronquite, problemas de pele e hipertensão.

Seus compostos também estimulam a secreção de enzimas digestivas, reduzindo a formação de toxinas intestinais, além de possuírem ação antioxidante, que combatem os radicais livres e o envelhecimento.

Por ser hipocolesterolêmico, diminui a formação de placas ateromas, impedindo que o colesterol se fixe na parede dos vasos sanguíneos. E tem mais, os compostos sulfurados presentes no óleo do alho trazem benefícios ao metabolismo das gorduras, aumentando o colesterol do bem (HDL) e diminuindo o LDL, o colesterol ruim.

Estudos recentes têm apontado que o alho conta com princípios ativos capazes de inibir a ação das nitrosaminas, uma substância tóxica que está associada ao câncer de estômago. Pesquisas também têm demonstrado benefícios para a prevenção e tratamento do cancro da mama e da próstata.

Com tantos benefícios, não é à toa que muita gente, desde a antiguidade, tenha o hábito de engolir o alho – o que não é nada agradável. A boa notícia é que hoje em dia a substância pode ser encontrada em cápsulas com o óleo de alho, que concentra ainda mais os benefícios do alimento.

No entanto, é preciso estar atento quanto à dosagem correta da substância. O consumo elevado do óleo de alho pode levar à irritabilidade da mucosa gástrica ou má digestão. A dica é conversar com seu médico ou nutricionista e ver a melhor forma de incluir o óleo de alho na sua alimentação.

Imagem: www.shutterstock.com

1 Comentário
  • Mônica

    Se eu tomar 1 capsula toda manhã pode prejudicar minha saúde?

Deixe o seu comentário!