SAC (44) 3112-0000

Relaxar e emagrecer

relaxar e emagrecer
Postado em 27 de março de 2014 por Editorial

Trabalhar é bom, mas descansar depois é melhor ainda. Experimente.

Relaxar é necessário, todas as pessoas precisam dar um tempo nas suas atividades e dedicar momentos para o descanso e para o lazer.

Para muitos pacientes que têm rotinas estressantes e não conseguem emagrecer, eu indico um final de semana de semana para saírem da rotina, viajar ou mesmo ficar em casa. O que importa é fazer atividades que causem prazer e os façam esquecer-se de trabalhos e de contas.

É impressionante como muitos deles que não conseguiam emagrecer começaram a perceber o ponteiro da balança abaixar. Isso pode ser explicado da seguinte forma: quando saímos da rotina quebramos a cadeia estressante que aumenta a produção do hormônio Cortisol.

Este hormônio aumenta a ansiedade e faz muitos comerem de forma compulsiva. Não comemos o que precisamos, comemos o que aguentamos e ainda sentimos desejo por comer alimentos ricos em carboidratos (doces e massas refinadas), gordura (fritura, sorvete ou chocolate) e estimulantes (refrigerantes de cola e guaraná, chocolate alimentos com glutamato monossódico).

O Cortisol é o hormônio que desencadeia sentimento de angustia e tristeza profunda, muitos comem para diminuir estes sentimentos, pois os alimentos citados acima aumentam a produção de dopamina.

A dopamina é o hormônio do prazer, é produzida quando estamos com amigos ou pessoas queridas, quando fazemos atividade física, durante um bom sono noturno ou mesmo após o almoço, quando estamos em contato com a natureza observando suas belezas ou ainda quando fazemos atividades simples como um escalda pés ou andar descalço na grama.

Faça um agrado a você e deixe seu corpo e mente descansarem.

Assinatura-Ricardo-Vargas_021

0 Comentários
Deixe o seu comentário!