SAC (44) 3112-0000

QUAL O SEU TIPO DE PISADA?

PISADA
Postado em 1 de novembro de 2012 por Redação

Saber qual o seu tipo de pisada ajuda a evitar lesões, principalmente àqueles que praticam atividade física. Uma boa pisada proporciona, sobretudo, qualidade na postura e evita dores. Para tanto, o calçado é primordial. Por isso, é preciso consultar um ortopedista para que ele indique o sapato adequado, principalmente para a realização de atividades físicas, em que a incidência de lesão é maior. No mercado, há marcas esportivas que apresentam modelos específicos para cada tipo de pisada.

As características anatômicas de cada um, como o tipo de pé (normal, plano ou cavo), disposição dos joelhos, ângulo formado entre o joelho e o quadril, somadas às flexibilidades das articulações, como a do tornozelo, determinam um tipo de pisada. Existem três variações, basicamente:

Normal: O contato com o solo se inicia do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.

Pronação: A pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes, um pouco mais para a parte interna, para, então, ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.

Supinação: A pisada se inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

Imagem: www.shutterstock.com

0 Comentários
Deixe o seu comentário!