SAC (44) 3112-0000

Quais os sintomas da menopausa?

Pag 42. QUAIS OS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Postado em 15 de abril de 2013 por Editorial

A vida reprodutiva da mulher é marcada por dois grandes momentos: a menarca e a menopausa. A menarca é a primeira menstruação e começo da vida fértil. Já a menopausa dá nome à última menstruação fim da vida reprodutiva feminina.

A menopausa ocorre em decorrência da interrupção da ovulação e produção de estrogênio, caracterizada como falência dos ovários. O termo, no entanto, é confundido com climatério. O climatério é o período que segue depois da menopausa.

SINTOMAS

Toda mulher nasce com cerca de 450 mil potenciais óvulos estocados nos folículos ovarianos. Esses potenciais óvulos vão sendo eliminados pelo organismo até mais ou menos entre os 45 e 60 anos, fase na qual os sintomas da menopausa começam a aparecer.

Ciclos menstruais irregulares: quando a menopausa se aproxima é natural que a menstruação dure mais ou menos dias, e que demore meses para voltar a ocorrer.

Fogachos: as famosas ondas de calor começam com a menopausa e seguem pelos primeiros anos do climatério.

Sintomas vaginais: a ausência do estrogênio causa um afinamento do tecido que recobre a vagina, causando secura vaginal, coceira e dores durante o ato sexual. A falta do hormônio também diminui a elasticidade o fluxo sanguíneo para a região, diminuindo a lubrificação e a libido.

Alterações no humor: a transição da menopausa para o climatério traz forte mudanças hormonais no corpo feminino, levando a problemas de sono e alterações bruscas de humor como irritabilidade, falta de concentração e ânimo, e tristeza.

ALÍVIO

A intensidade e a chegada dos sintomas da menopausa podem variar de acordo com hábitos de cada mulher. Levar uma alimentação leve e rica em ômega 3 e 6, cálcio e antioxidantes é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e amenizar os sintomas desta fase.

Rico em ômega 6, o óleo de borragem também é um importante aliado para passar pela menopausa com mais tranquilidade. O ácido gama-lonilênico (GLA) é importante para a manutenção das células e tecidos, garantindo mais conforto e alívio nos casos de tensão pré-menstrual, cólica e também na menopausa.

Imagem: www.shutterstock.com

4 Comentários
  • nutryervas

    Olá, Regina
    O ideal é que você consulte seu médico para acompanhar sua saúde e avaliar as melhores decisões a serem tomadas. Alguns produtos da Nutryervas podem te auxiliar a passar por essa fase de um jeito mais tranquilo. Confira quais são eles:
    SOYCARE
    CALCIOVIT-D
    FITPRO NATURAL
    LECITINA DE SOJA
    ÓLEO DE PEIXE – ÔMEGA 3

    Agradecemos seu comentário. Abraços,

  • nutryervas

    Bom dia, Marly. O médico disse o que pode ser? O organismo feminino sofre muito com qualquer alteração hormonal e, às vezes, isso pode ser alguma fase. O ideal é que você converse com outros médicos que, através de exames físicos e laboratoriais, irão fazer o melhor e mais seguro diagnóstico. Um abraço e obrigada por participar do nosso blog.

  • marly amaro

    estou com 46 anos ,e estou com alguns sintomas da menopalsas.sofro bastante .eo médico diz q ainda nao é .mas os sintomas sao muito parecidos .

    http://marlyamaro
  • REGINA COSTA

    Estou completando 48 anos no dia 1o. de maio , e já sinto sintomas da menopausa. A minha maior preocupação é com os meus ossos, e o avanço do envelhecimento da pele e o equilibrio emocional.
    Diante do exposto, qual produto eu devo , daqui pra frete, incluí-lo no meu dia-a-dia ?

Deixe o seu comentário!