SAC (44) 3112-0000

Precisamos de suplemento de Vit. D?

Pag 48. PRECISAMOS DE SUPLEMENTO DE VIT. D
Postado em 21 de novembro de 2012 por Redação

Há muito tempo a Vit. D vem sendo estudada, mas nunca se falou tanto em suplementação desta vitamina como hoje. Ela é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e seus benefícios vão muito além da proteção da massa óssea.

Para obter a Vit. D ativa no organismo é preciso combinar dois bons hábitos, o primeiro consumir alimentos que sejam fontes de Vit. D inativa (ou seja, uma forma que ainda não funciona) as principais fontes são de origem animal como o salmão, sardinha, fígado, gema de ovo, laticínios, vegetais verdes escuros e cereais enriquecidos. De nada vai adiantar consumir estas fontes de Vit. D se não for associado a prática de tomar sol todos os dias ou pelo menos quatro vezes na semana no horário correto.

Com relação ao horário do sol tem sido praticado um grande equívoco quando nos é instruído tomar sol antes das 10h da manhã e depois das 15h, nestes horários a angulação do sol não permite uma grande incidência de raios UVB sobre a pele, são estes raios que promovem a ativação da Vit. D para que está cumpra seu papel. Nestes horários o tempo de exposição ao sol teria que ser muito grande e ainda assim não poderíamos afirmar que teria sido ativada a Vit. D. Talvez você esteja um pouco confuso neste momento, pois pode ter crescido ouvindo está informação, mas depois de muitas pesquisas os dados tem demonstrado que devemos tomar sol entre 12h até às 14h, e por apenas 20 min. protegendo o rosto e expondo braços e pernas, assim teríamos quantidade suficiente desta vitamina.

O problema é que o sol não tem feito parte da vida da grande maioria da população brasileira e mesmo vivendo em um país com abundância de sol temos sofrido com a deficiência desta vitamina. Muitos têm saído para trabalhar antes do sol nascer e chego depois dele se por. Outros têm tomado sol através do vidro da janela dos escritórios, mas o vidro absorve a radiação UVB, que produz a vitamina D.

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde pública não só no Brasil como na maior parte do mundo, temos que suplementar esta vitamina já no primeiro ano de vida e na grande maioria dos casos fazer uso do suplemento por toda a vida. Se diagnosticar a deficiência deveram ingerir 1000 UI (unidade internacional) durante três meses e depois utilizar uma dosagem de 400 UI ai dia para manutenção.

Lembre-se sempre, quando se expor ao sol proteger o rosto que a área que mais sofre no dia a dia com a ação do sol, passar protetor, usar chapéu ou boné e expor os membros superiores e inferiores sem proteção. Quando chegamos à terceira idade devemos expor mais o corpo, pois a pele enrugada diminui a produção de vitamina D, nesta fase é fundamental o uso de suplemento pois o risco de problemas ósseos é maior devido as mudanças hormonais.

 

Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804

Imagem: www.shutterstock.com

1 Comentário
  • Divânia Miranda

    Sou vegetariana. Fiz exames esse mês e descobri que a única vitamina que estou carente é a D. Já estou fazendo uso de complemento D.
    Gostei demais dessa explicação.

Deixe o seu comentário!