SAC (44) 3112-0000

Óleo de linhaça: conheça os benefícios

2905_blog
Postado em 9 de outubro de 2013 por Editorial

Usado na culinária, nos cosméticos e até mesmo nas pinturas, o óleo de linhaça é um ótimo aliado para a saúde do coração e do sistema gastrointestinal. Feito a partir da semente do linho, uma árvore de até um metro de altura, o óleo de linhaça é uma fonte de gordura saudável, que pode até mesmo contribuir com o emagrecimento.

Boa fonte de ômega 3 e 6, o óleo de linhaça é rico em fibras solúveis, ferro, zinco, zinco, caroteno, e, em menor quantidade é composto de magnésio, potássio, cálcio, fósforo. A união destes elementos funciona como anticancerígenos e antioxidantes. Além disso, por ser fonte de vitamina E, o óleo de linhaça previne doenças degenerativas e também o envelhecimento precoce.

E os benefícios deste óleo tão falado nos últimos tempos vão além. O óleo de linhaça possui um rácio de 1:3, ou seja, a quantidade de ômega 3 presente no óleo é três vezes superior a de ômega 6. Se considerarmos que o rácio ideal é de 1:4, o óleo de linhaça é a fonte quase perfeita de gorduras saudáveis.

Tal balanço promove a criação de prostaglandinas, substância importante para a remoção do sódio dos rins. Isso é importante para reduzir a retenção de líquidos e aliviar os sintomas da TPM. Os nutrientes presentes no óleo de linhaça também diminuem o tamanho das células adiposas, combatendo processos inflamatórios e favorecendo a luta contra a obesidade.

Por ser uma gordura, emulsifica o bolo fecal, soltando o intestino e desintoxicando o organismo. Outra vantagem do óleo é que a gordura demora mais para ser digerida e, por isso, deixa a sensação de saciedade por mais tempo.

Óleo de linhaça emagrece?

O óleo de linhaça é termogênico, já que aumenta a temperatura do corpo. Com a temperatura elevada, o organismo precisa gastar energia para regular a temperatura interna, queimando assim mais calorias.

No entanto, se o seu objetivo é emagrecer, é preciso levar uma dieta equilibrada e praticar atividade física. A linhaça pode ser consumida em sementes, sob a salada, chá ou frutas, ou em óleo em cápsulas.

Para saber ainda mais sobre os benefícios do óleo de linhaça, confira o bate-papo com o nutricionista Ricardo Vargas:

Imagem: www.shutterstock.com

3 Comentários
  • Redação Nutryervas

    Prezada Ivete,

    Bom dia!

    O óleo de linhaça é rico em ômega-3, ômega-6 e ômega-9 que são essenciais a todas as células do nosso organismo. No caso da menopausa, os nutrientes da linhaça ajudam a regular os hormônios e reduzir os sintomas. Como se trata de um produto natural, seus benefícios dependem da resposta de cada organismo e geralmente levam algumas semanas para começarem a ser percebidos. O óleo de linhaça pode ser utilizado por longos períodos, não existe restrição, a não ser que seja alérgica. Para a detoxificação, a Clorella é uma ótima opção e para pequenas inflamações o Óleo de Peixe Ômega 3 obtem melhores resultados.

    Atenciosamente,

    Heraldo E. Borges

    Resp. Técnico – CRF-PR: 13.376

    Nutryervas do Brasil Ltda

    R. Rocha Pombo, 184 – Centro

    CEP: 86975-000

    Mandaguari-PR

    http://www.nutryervas.com.br

  • Lucineide Ribeiro

    Muito bom,gosto e curto muito essas matérias sobre produtos naturais,eu particularmente preciso muito de alimentação assim diferenciada.

  • Ivete Zorzo

    Comecei a tomar o oléo de linhaça (1000 mg), dia 14/10/2013 – Ele é indicado para o calor da menopausa ? e por quanto tempo devo tomar ? .
    Para limpeza do sangue e pequenas inflamções o que devo tomar ?

Deixe o seu comentário!