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Não sabote o seu sono

não sabote seu sono
Postado em 13 de junho de 2016 por Editorial

Sabemos que o excesso de trabalho, insônia, acúmulo de tarefas, estresse do cotidiano e distúrbios do sono são alguns dos vilões mais comuns de uma boa noite de descanso. E claro, de nada adianta estar com a dieta e as atividades físicas em dia se o seu sono não está.

Na hora de dormir, entre o adormecer e o desmaiar, existe uma grande diferença. A primeira ocorre de forma natural, tranquila. A segunda é o resultado da exaustão de um longo dia de trabalho e compromissos.

Para não errar e se beneficiar de uma boa noite de sono, separamos alguns hábitos que comprometem na hora de dormir. Confira:

- Luz da manhã

A exposição à luz do sol no período da manhã redefine seu ritmo circadiano, mecanismo que comanda o ritmo de todas as funções do corpo. A luz do dia faz você se sentir alerta e já prepara o seu organismo para sentir sono com facilidade à noite. Por isso, experimente caminhar pela manhã ou almoçar em um local com bastante janela. Assim, você consegue cumprir a meta.

- Exercícios na hora errada

Na hora de colocar o corpo para mexer, seja na academia ou em uma atividade ao ar livre, existem basicamente dois tipos de pessoas: aquelas que se sentem energizadas após o exercício e aquelas que se acalmam naturalmente depois. Por isso, faça o teste e veja como o seu corpo funciona melhor: de manhã ou à noite?

Em alguns casos, malhar antes de dormir pode não ser uma boa ideia, porque a atividade causa muita excitação no sistema nervoso autônomo. Com isso, você demora mais tempo para pegar no sono.

- Falta de atividades físicas

Nada melhor do que colocar os exercícios em dia e isso ajuda, e muito, a melhorar a qualidade do sono. Pesquisas comprovam que 20 a 30 minutos de alguma modalidade aeróbica todos os dias resulta em uma noite bem dormida.

- Prepare-se para dormir

Para ajudar na produção de melatonina, você precisa escurecer as luzes do quarto cerca de 90 minutos antes de dormir. Por isso, nada de ficar no celular ou de olho na TV. Relaxe e prepare-se para dormir.

- Esqueça o celular

Na hora de dormir, e o celular não fica no silencioso, esses barulhos vão atrapalhar a sua noite, impedindo que você atinja o nível de sono profundo, por isso, desligue o aparelho na hora de ter uma boa noite de sono.

- Refeições noturnas

Se você é daqueles que adoram fazer uma boquinha antes de dormir, saiba que, dependendo da refeição, ela pode demorar até quatro horas para ser digerida. Por isso, se o seu jantar for às 21h, o seu organismo ainda estará trabalhando até às 24h. Além disso, o hábito pode causar azia ou refluxo, para evitar, tente comer refeições menores e menos calóricas antes de ir para a cama.

Foto: Shutterstock

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