SAC (44) 3112-0000

Levedo de cerveja é aliado da saúde

levedo-de-cerveja
Postado em 29 de setembro de 2014 por Editorial

O levedo de cerveja é obtido na produção da cerveja, através do processo de fermentação da cevada. A levedura Saccharomyces cerevisiae é o fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo.

Pode ser encontrado em formatos diferentes para consumo, como em pó, em farelo de cereais, tabletes, líquido e a maneira mais comum, em cápsulas.

O levedo de cerveja possui alto valor nutricional para o organismo, por isso é comumente utilizado de maneira complementar à alimentação equilibrada.

Benefícios à saúde:

- O levedo de cerveja é rico em proteínas, ideal para os vegetarianos ou pessoas que não consomem proteína de origem animal. Se aliado à mais proteínas vegetais, fornece uma boa quantidade de energia.

- Possui excelente quantidade de minerais, como o ferro, que atua na formação de hemoglobina (glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio); o cromo, que é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue; o fósforo, que atua principalmente na formação e manutenção dos dentes e ossos; o magnésio, que é importante para a contração muscular; o potássio, que equilibra e distribui a água em nosso organismo, além de participar no relaxamento muscular; e por fim, o zinco, que atua no sistema imunológico.

- Ele é fonte de vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina. Elas estão envolvidas em vários processos metabólicos, e principalmente na formação de carboidratos importantes para fornecer energia ao organismo, mantendo seu bom funcionamento.

O levedo de cerveja também possui aminoácidos e fibras em sua composição.

Levedo de cerveja engorda?

Embora alguns estudos sugiram que o cromo pode ajudar a reduzir a gordura corporal, a quantidade de gordura perdida é pequena em comparação com o que se pode perder com exercícios e uma dieta bem equilibrada. No entanto, a levedura de cerveja, também é usada como um suplemento de proteínas e energia de reforço, de modo que pode ajudar a manter um peso saudável.

Contraindicações:

Mesmo com o seu alto poder nutritivo e benefícios, os produtos naturais e industrializados feitos à base da substância devem ser consumidos apenas com a autorização prévia de um profissional da área da saúde, pois a substância pode causar algumas disfunções intestinais por competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) presentes no intestino. Portanto, pessoas que apresentam algum problema intestinal devem evitar o levedo. Mas, na maioria dos casos, a substância não oferece riscos à saúde. Quando ingerido sob orientação médica e na quantidade adequada, não há efeitos colaterais.

O levedo de cerveja não é tratamento para nenhuma doença ou disfunção e não deve ser utilizado com única fonte de nutrientes, mas sim um complemento aos hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e atividade física regular.

Foto: Thinkstock.com

1 Comentário
  • edney

    gostei da informaçao, sera q posso dar um por dia ao meu neto ? pois ele ta com dois furunculos na cabeça o q me dizem att grato desd ja..

Deixe o seu comentário!