SAC (44) 3112-0000

A importância das proteínas

A-importancia-das-proteinas
Postado em 12 de setembro de 2014 por Editorial

As proteínas são muito importantes para o bom funcionamento do corpo, pois são alimentos construtores, fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e do organismo como um todo.

Elas podem ser encontradas em alimentos como as carnes (frango, peixe, carne bovina e suína), ovos, leite e derivados, brócolis, soja e amêndoas. Elas desempenham diferentes funções no organismo:

Fornece aminoácidos ao organismo, que servem para a construção e manutenção dos tecidos corporais, colabora com a formação de enzimas, hormônios, anticorpos, além de ser fonte de energia e regular os processos metabólicos.

As proteínas também atuam ativamente no transporte de outros nutrientes pelo organismo, e contribuem de forma significativa para o equilíbrio dos fluídos corporais.

A grande consequência da falta de proteína na dieta é a chamada desnutrição protéica, que leva a um quadro acentuado de perda de massa muscular, além do grande comprometimento do sistema imunológico, abrindo a possibilidade de outras doenças oportunistas.

Uma dieta com excesso de proteínas também pode contribuir para um rápido emagrecimento, além das complicações de saúde a médio e longo prazos. Quem opta pela dieta da proteína” não deve dar continuidade por mais de uma semana, e é essencial a orientação de um nutricionista nesses casos.

O ideal é consumir todos os grupos de alimentos.

Foto: Shutterstock.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!