SAC (44) 3112-0000

“Gelado, trincando!”

Postado em 6 de setembro de 2013 por Redação

 

Essa expressão é velha conhecida de muita gente, pois é assim que as pessoas que bebem refrigerantes esperam receber a sua latinha. Mas cuidado! O refrigerante é o vilão da saúde.

Ele possui em média 40g de açúcar na lata, ou seja, cinco colheres de sopa. Para fazer uma colher de sopa de açúcar, a indústria precisa de 3 metros de cana. Quando você bebe um refrigerante, está consumindo em média a garapa de 15 metros de cana! Ao ingerir uma lata de refrigerante essa quantidade de açúcar passa sem ser notada e isso só é possível porque o refrigerante é rico em sódio, que contribui para mascarar a quantidade de açúcar. Ou seja, o açúcar passa despercebido pelo paladar pela ação do sódio e do gás carbônico.

Este consumo de carboidrato simples e sem fibra causa aumento de peso, resistência à ação da insulina, diabetes tipo II, aumento dos triglicerídeos, maior produção de cortisol (hormônio do estresse). Junto à obesidade, vem o aumento da pressão, apneia, fadiga, comprometimento do sistema imunológico, entre outros problemas. O sódio presente no refrigerante contribui para o aumento da pressão. Ele é uma molécula higroscópica, ou seja, retém água, aumentando o volume de sangue. Com o aumento do volume de sangue pode ocorrer extravasamento de líquido para os tecidos gerando edema. A pressão aumentada também pode promover um acréscimo na diurese, promovendo maior eliminação de minerais na urina, ocasionando uma deficiência.

Além de tudo isso, o consumo do gás carbônico presente no refrigerante vem sendo relacionado a um aumento de celulite em mulheres. O gás carbônico é gerado pelas células e eliminado pelos pulmões, quando fazemos a sua ingestão através do refrigerante estamos indo contra o processo fisiológico normal e, por isso, sofreremos efeitos colaterais.

Como nutricionista, sugiro o abando completo do refrigerante e não a troca para o refrigerante light ou diet, pois eles também possuem inúmeros outros problemas que trataremos em uma próxima postagem.

Continuem acompanhando!

Imagem: www.shutterstock.com

1 Comentário
Deixe o seu comentário!