SAC (44) 3112-0000

Diminua o colesterol com alimentação

Diminua-o-colesterol-com-alimentacao
Postado em 23 de dezembro de 2014 por Editorial

Quem tem o colesterol LDL acima do recomendado precisa dobrar os cuidados com a saúde. Quem não muda de hábitos alimentares e não insere uma rotina de atividade física no dia a dia, corre o risco de sofrer infarto e até mesmo acidente vascular cerebral.

A gordura saturada, presente nas carnes gordas, pele de frango, bacon, embutidos, banha e laticínios integrais, é muito perigosa para a saúde de quem tem colesterol alto. Por tanto, a primeira dica é diminuir e até mesmo cortar o consumo destes alimentos.

Para manter a saúde em dia e diminuir o risco de infartos e AVCs, inclua no cardápio diário carnes magras, como filé de peito de frango, peixes, leguminosas, azeite de oliva, nozes e amêndoas.

A aveia, por exemplo, é rica em fibras e ainda diminui a absorção do colesterol no organismo. Se você consumir todos os dias no café da manhã, com uma fruta ou suco, já trará um grande benefício.

Já o azeite de oliva extravirgem não pode sair da cozinha de quem quer controlar o colesterol. O óleo é uma fonte saudável de gordura monoinsaturada.

A soja é a melhor amiga das mulheres. Além de amenizar os sintomas da TPM e aliviar os incômodos da menopausa, o alimento é rico em fitoesteróis, que protegem a saúde e equilibram o colesterol.

No caso dos peixes, prefira aqueles de água profunda (basta perguntar ao peixeiro), a sardinha é um deles. Fonte de ômega-3, diminui a formação dos coágulos que obstruem as artérias. Assim como nos alimentos já citados, a linhaça é rica em ômega-3, fibras e fitoesteróis. 2 ou 3 colheres de sopa por dia proporcionará inúmeros benefícios.

Imagem: Shutterstock.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!