SAC (44) 3112-0000

Cronobiologia humana: um dia pra você

Postado em 11 de janeiro de 2013 por Redação

Existem marcações claras na natureza que determinam o dia, o mês e o ano, estes estão relacionados à: presença e ausência de luz solar (dia), as fases da lua (mês) e as estações (ano). Todas estas fases influenciam nossa vida de alguma maneira, mas não existia nenhum fenômeno que determinasse a existência de uma semana literal de 7 dias, até as pesquisas feita pela cronobiologia.

A cronobiologia, ciência que estuda os ritmos biológicos descobriu que o corpo humano é regulado por ciclos, estes determinados pela ausência ou presença da luz solar. Pesquisadores, baseados em evidencias físicas encontradas em plantas e animais independentes dos ciclos diário e lunar dedicaram-se a provar a existência da semana.

Animais foram mantidos em ambiente escuro e sem referências físicas (luz), durante várias semanas e o organismo destes identificava qual é o sétimo dia, pois neste dia promovia reações fisiológicas como:

- Recarga da competência imunológica, principalmente a resistência contra infecções;

- Recarga da capacidade hematopoiética, ou seja, de produzir células sanguíneas;

- Recarga da capacidade de excreção renal de metabólitos;

- Descenso da pressão sanguínea, nas pessoas normotensivas;

- Redução da frequência cardíaca.

Segundo a cronobiologia parece que, os seres vivos estão geneticamente programados, em nosso planeta, para um ciclo semanal, no qual o sétimo dia é designado para a recuperação da energia vital despendida e para a preparação do organismo visando o ciclo semanal seguinte.

Para que este ciclo aconteça em sua vida é necessário criar as condições ideais, você deve buscar deixar de lado as atividades do seu cotidiano, e separar este dia para estar em contato com o Deus criador.

E ainda temos uma mensagem contida na Bíblia em Marcos 2:27 “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”.

Escolha parar no dia de hoje e vera quantos benefícios terá neste dia, além do físico o espiritual e o emocional já que poderá aproveitar este dia com sua família.

Então abraços e feliz sábado.

Referências.

Cristo, S.; Health and Lovevity in 12 Steps.

Atkins, G., Reilley, T., & Waterhouse, J. (2006). Chronobiological aspects of the sleep wakecycle and thermoregulation. Physiology & Behavior, 90 (2-3), 189.

 

Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804


1 Comentário
Deixe o seu comentário!