SAC (44) 3112-0000

Como controlar o colesterol

Como controlar o colesterol
Postado em 14 de maio de 2013 por Editorial

Quando se fala em colesterol, muita gente já arrepia o cabelo. O nível da gordura no organismo está fortemente relacionado às heranças genéticas. Apesar disso, fatores como alimentação e hábitos de vida também podem ajudar a controlar o colesterol e a manter sua saúde em dia.

Alimentação

Troque o leite integral pelo desnatado, evite frituras e não exagere nas carnes vermelhas (principalmente as gordurosas), molhos brancos, queijos, manteiga, sorvetes e outros produtos industrializados.

Inclua na sua dieta alimentos ricos em ácidos graxos e ômega-3, responsáveis pela redução das triglicérides.  Vale atum, sardinha, salmão e outros pescados ricos em óleo de peixe. De acordo com nutricionistas, um adulto preciso ingerir cerca de 250 mg de ômega-3 diariamente.  A substância também pode ser encontrada em cápsulas, que garantem a ingestão diária recomendada.

Hábitos de vida

A prática de atividade física diminui os níveis de LDL (o “mau” colesterol) e aumenta os níveis de HDL (amigo do coração).  Pessoas sedentárias têm mais probabilidades de excesso de gordura corporal, estando mais propensas a desenvolver doenças do coração e derrame.

Fumantes também precisam estar em alerta. O tabagismo diminui os níveis do bom colesterol e aumenta o risco de óbito em decorrência de doenças cardíacas.

Nem sempre um vilão

Apesar dos malefícios que o nível elevado de colesterol causa ao organismo, a gordura também tem seu papel, pois é essencial na produção de novas células, vitamina D, hormônios e sais biliares.

De acordo com a Associação Americana do Coração, a ingestão média diária de colesterol deve ser menor que 300 miligramas. Pessoas com histórico de doenças cardiovasculares devem diminuir essa quantidade para 200 miligramas.

Equilíbrio é a palavra chave. Pratique atividades físicas, largue o cigarro e busque sempre uma alimentação balanceada e sem exageros. Sua saúde agradece!

Imagem: www.shutterstock.com

0 Comentários
Deixe o seu comentário!