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Benefícios do ferro. Saiba como e porque ingerir!

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Postado em 24 de março de 2014 por Editorial

Desde criança você já deve ter ouvido que, pra crescer, tinha que comer feijão ou então espinafre, igual ao Popeye! Não era à toa. Estes alimentos são fontes ricas de ferro, nutriente fundamental para o desenvolvimento saudável do organismo.

Mas, afinal, quais são os benefícios do ferro?

Uma das principais funções do ferro é fazer o transporte de oxigênio para a produção de energia.  O nutriente também é responsável pela formação da hemoglobina no sangue e na respiração celular.

Além disso, ele leva a substância para os músculos e também faz parte de enzimas e de compostos do sistema imunológico.

Fontes de ferro

O ferro pode ser encontrado de duas formas diferentes: a heme e a não-heme. O ferro heme é aquele com maior biodisponibilidade, ou seja, que é melhor absorvido pelo organismo. Este tipo de ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal.

Já o ferro não-heme é aquele presente nas leguminosas, vegetais de folhas verde escura, frutas secas, cereais e raízes. Nestes casos, alimentos com vitamina C podem ajudar na absorção do ferro pelo organismo.

Em alguns casos, a quantidade de ferro precisa ser complementada com o uso de suplementos. É o caso de pessoas que sofrem de anemias e doenças afins. A melhor maneira de saber, é conversar com seu médico ou nutricionista de confiança.

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