SAC 0800 643 5016

Alimentos que soltam o intestino

alimentos-soltam-intestino
Postado em 15 de janeiro de 2014 por Editorial

O estresse e a ansiedade do dia a dia podem levar a um mau funcionamento do intestino. Além disso, a ingestão insuficiente de fibras e de líquidos também é um fato que agrava este quadro. O chamado intestino preso (ou preguiçoso, constipação, etc.) atinge hoje muitas pessoas e tende a ter alguns sintomas clássicos: esforço para evacuar, pouca vontade de ir ao banheiro e sedimentos endurecidos.

Em longo prazo, o intestino preso oferece riscos à saúde e é aconselhável procurar acompanhamento médico. No entanto, existem algumas comidas que podem te ajudar a combater a “preguiça” do intestino. São os chamados “alimentos laxantes”, que possuem em suas composições substâncias que ajudam a normalizar o organismo e a regularizar o hábito de evacuar.

Conheça alguns desses alimentos que podem ser seus grandes aliados na luta contra o intestino preso:

Abacaxi

Esta fruta contém uma substância chamada bromelina, que “irrita” a mucosa intestinal e estimula as contrações involuntárias que “expulsam” as fezes dos intestinos.

Pipoca

Sim! As sessões de cinema podem te ajudar a combater o intestino preso. A pipoca é rica em fibras e ajuda na reeducação do trânsito intestinal.

Vegetais

Hora de colocar mais cor no prato! Abuse dos vegetais como alface, couve, brócolis e rúcula. Todos são ótimos aliados no combate à prisão de ventre.

Laranja

O bagaço da laranja possui uma grande quantidade de fibras e, por isso, é um grande aliado contra o intestino preso. Assim, é necessário ingerir esta parte da fruta, e não apenas chupá-la.

Água

A água é um item importante para diversas partes do corpo, e não poderia ser diferente com o intestino. O líquido atua na lubrificação intestinal, umedecendo as fibrase auxiliando na expulsão das dezes. Por isso, é muito importante ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Cereais integrais

As fibras são extremamente importantes para tratar ou evitar a constipação. Assim, sementes e grãos comestíveis (como arroz, aveia, pão integral e milho) são estimuladores da atividade intestinal.

Ameixa preta

Esta fruta pode ser ingerida seca ou em calda, sendo uma ótima opção para o café da manhã. Ela contém uma substância denominada sorbitol, que ocasiona um efeito laxante no organismo.

Iogurte

Os lactobacilos são ótimos aliados na recuperação da flora intestinal. Assim, para ingerir estes microorganismos, aposte nos iogurtes.

Farelo de trigo

O trigo possui fibras que amolecem o bolo fecal.Coma cereais integrais, grãos e produtos integrais em geral.

Mamão

Esta fruta contém uma substância chamada papaína, que é outra estimulante da mucosa intestinal, facilitando a evacuação das fezes.

Imagem: www.shutterstock.com

1 Comentário
Deixe o seu comentário!