SAC (44) 3112-0000

Alimentos que reforçam a imunidade

alimentos para a imunidade
Postado em 29 de abril de 2016 por Editorial

Manter a saúde em dia requer cuidados que vão além da prática de exercícios físicos. Com as mudanças de estação, o sistema imunológico precisa de energia e nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas e, claro, a alimentação desempenha um papel de extrema importância na imunidade do organismo.

Investir em uma alimentação saudável e rica em vitaminas, antioxidantes e minerais, é um benefício e uma prevenção a longo prazo.

A importância de alimentos que ajudam a manter a imunidade está no bem-estar do organismo e também na saúde de cada um. Separamos alguns alimentos essenciais que ajudam a reforçar a imunidade:

- Cítricos

Fonte de vitamina C, fibras flavonoides, propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidantes, as frutas cítricas como laranja, limão, morango, acerola e kiwi, aumentam a resistência do organismo e na prevenção de doenças cardiovasculares.

- Vegetais verde-escuros

Vegetais como brócolis, couve, rúcula, couve de Bruxelas e espinafre possuem ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Além disso, são fontes importantes de vitaminas A, B6 e B12 que atuam na maturação de células imunes, ajudando na resistência à infecções.

- Gengibre

Com ação bactericida, o gengibre é rico em vitamina C e B6 que auxilia nas defesas do organismo.

- Alimentos ricos em zinco e selênio

Os alimentos ricos em selênio e zinco atuam com ação antioxidante, imunoestimulante e anti-inflamatória, ajudando na reparação dos tecidos e cicatrização de ferimentos. Essas propriedades estão presentes em: frutos do mar, alho, cebola, milho, cogumelo, levedo cerveja, castanha-do-Pará, ovos caipira, leite, espinafre e sementes de girassol.

- Pimenta

Consumida junto a comida ou como tempero, a pimenta é rica em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, essencial para proteger o organismo de infecções.

 

Foto: Shutterstock

Alimentos que reforçam a imunidade 

0 Comentários
Deixe o seu comentário!