SAC (44) 3112-0000

Açaí, um energético natural

Acai-um-energetico-natural
Postado em 16 de dezembro de 2014 por Editorial

O açaí é uma fruta pequena, bem parecida com jabuticaba, mas que cresce de maneira diferente. Elas vêm dos ramos das palmeiras do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. Por isso são encontradas com certa dificuldade nas regiões sul e sudeste do país.

O açaí que comemos ou bebemos por aqui é a polpa da fruta. Já no norte e nordeste do Brasil, consome-se o açaí a qualquer hora do dia, e de várias maneiras diferentes, mas principalmente com farinha de mandioca e na hora do almoço, acompanhando algum pescado empanado.

O açaí é reconhecido por ser um energético natural, ideal para quem malha ou precisa dar aquele gás antes do expediente. Isso se deve aos carboidratos presentes na fruta, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possui boas gorduras, que colaboram para a manutenção do metabolismo e ainda tem o poder de reduzir o colesterol ruim (LDL).

A diminuição do mau colesterol deve-se a antocianina, um corante presente na fruta e também nas uvas e demais alimentos com a coloração roxa. Quem sofre com osteoporose deve consumir a fruta, pois ela é rica em cálcio, ajudando a fortalecer os ossos.

Onde encontrar e como consumir

O melhor jeito de consumir açaí é sem a adição de granola industrializada, que contém uma taxa altíssima de açúcar, sem leite condensado, sem açúcar. Como o gosto do açaí é forte e bem marcante, a maioria das polpas disponíveis possui a adição de xarope de guaraná para adoçar. Sendo assim, o consumo não deve ser diário.

Seja em forma de suco ou na tigela, açaí é puro ou batido com frutas, pois assim você extrai os benefícios reais da fruta.

Imagem: Shutterstock.

0 Comentários
Deixe o seu comentário!